Coleções do Acervo

Os itens do Acervo Memória e Direitos Humanos estão organizados nas seguintes coleções (clique na coleção para acessar os itens):

  • Fundo Comissão Memória e Verdade da UFSC

    A Comissão Memória e Verdade da Universidade Federal de Santa Catarina (CMV-UFSC) foi criada pela Resolução Normativa nº 48/Cun/2014, após votação, por unanimidade, na sessão do Conselho Universitário de 16 de Dezembro de 2014. Esta Resolução está em consonância com os objetivos e as diretrizes definidas pelas Leis nº 12.528/2011 e nº 16.183/2013, que estabeleceram os mecanismos legais para o resgate da memória dos fatos ocorridos durante o período do regime de exceção vigente no Brasil entre 1964 e 1988. O Relatório Final da CMV-UFSC foi entregue ao Reitor da UFSC e apresentada à comunidade no dia 14 de maio de 2018.

    ver coleção
  • Fundo Memorial dos Diretos Humanos (MDH) do Laboratório LASTRO-UFSC

    O Memorial dos Direitos Humanos tem como objetivo ser um centro de referência teórico-sociológico no tratamento das informações e documentos relacionados principalmente ao período do regime ditatorial militar-civil de 1964-1985. Consideram-se entre outras as conexões sociológicas e históricas com outros períodos passados e presentes.

    ver coleção
  • Relatórios de outras comissões memória e verdade

    Esta coleção reúne diversos relatórios de outras comissões da verdade.

    ver coleção
  • Vídeos e Documentários

    Documentários sobre o Golpe Militar no Brasil

    ver coleção

Palavras-chave: